Operação prevista para dezembro criará maior empresa do setor no mundo. Departamento de Justiça autorizou fusão na última semana.
As companhias aéreas American Airlines e US Airways anunciaram na sexta-feira (16) uma cotação no índice tecnológico Nasdaq da Bolsa de Wall Street após a fusão, uma operação prevista para o próximo mês e que criará a maior empresa do setor no mundo.
O Departamento de Justiça americano (DoJ) autorizou na terça-feira (12) a fusão entre aAmerican Airlines e sua matriz AMR com a US Airways, avaliada em US$ 11 bilhões, com a condição de que cedam espaços e voos a companhias de baixo custo para favorecer a concorrência da indústria.
O governo americano apresentou em 13 de agosto uma ação contra as empresas para impedir o projeto de fusão, que, segundo o DoJ, da maneira como havia sido elaborado, atuava contra a livre concorrência do setor aéreo. O julgamento começaria em 25 de novembro.
O departamento entrara em agosto com a ação para bloquear a fusão "porque ela iria eliminar a concorrência entre a US Airways e a American e colocaria os consumidores em risco de aumento dos preços e redução de serviços", disse Bill Baer, chefe da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça, em um comunicado, na época.
Fonte: Portal G1