Agricultores temem perder espaço da soja para a cana-de-açúcar. Cade está avaliando fusão e tem 40 dias para se pronunciar.
Produtores brasileiros estão preocupados com a possível fusão da América Latina Logística (ALL), responsável pela ferrovia que liga Mato Grosso ao Sul e Sudeste do pais, com a Rumo Logística Operadora Multimodal, que é administrada pela Cosan - maior produtora e exportadora de açúcar e etanol do Brasil. Com a união, os agricultores temem que a soja e o milho percam espaço nos vagões para o embarque de mais açúcar.
A preocupação já foi protocolada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja-Brasil). No ofício enviado a entidade aponta excessivas vantagens econômicas e exercício ilícito de poder de mercado da Rumo Logística com reservas superestimadas de vagões para o transporte de açúcar. Como consequência, os agricultores ficariam dependentes do Grupo Cosan e muitos seriam empurrados para levar a safra apenas pelas estradas.
O Cade informou que já apura as relações comerciais entre a ALL e a Rumo. O Conselho abriu um procedimento administrativo em dezembro do ano passado para avaliar uma outra denuncia de uma empresa de transportes e armazéns que se sentiu prejudicada. O Cade ate o momento enviou oficios para as empresas e para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Somente depois dessas respostas e de uma nova análise o Conselho vai decidir se houve desrespeito à ordem econômica.
Em nota, a ALL confirmou que recebeu da Rumo a proposta de fusão. Os acionistas ficariam com 63,5% da nova companhia e os da Rumo com 36,5%. A reportagem procurou a Cosan, empresa que controla a Rumo, mas não houve manifestação sobre o assunto. O Cade tem 40 dias para analisar essa união.
Fonte: Portal G1