Associações oferecem seguro para carros sem autorização da Susep






08/05/2014

Associações oferecem seguro para carros sem autorização da Susep

O mercado oferece muitas opções de seguro para veículos e na busca por um preço mais em conta, muita gente tem feito negócio com associações e cooperativas que oferecem o serviço sem autorização. Na hora que o consumidor precisa, não consegue receber pela proteção do carro.

No mês passado, quinze entidades, oito delas em Minas Gerais, foi multadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Segundo a Susep, elas não têm autorização para oferecer seguro veicular.

As associações e cooperativas estão proibidas de fazer novos contratos. As que insistirem poderão ser multadas novamente. Mesmo assim, algumas continuam fazendo propaganda na internet. Uma delas anuncia o seguro com preços atrativos. A atendente confirma que o serviço ainda está sendo oferecido e com as mesmas garantias das seguradoras oficiais. “Furto, roubo, colisão, incêndio, perda total, incidentes da natureza, vidros, retrovisores, carro reserva, tudo. A gente não trabalha com apólice não. A gente é associação, não é seguradora”.

“A denominação que se dá ao contrato, o nome, não altera em nada. É um contrato de seguro e só seguradoras autorizadas pela Susep podem comercializar. É importantíssimo ter em mãos documentos, informações sobre publicidade, tudo que envolve a negociação”, orienta o advogado especialista em direito secundário Selmo Fraga.

A página da Susep na internet traz uma lista das operadoras autorizadas no Brasil.

Fonte: Portal G1