COPOM ELEVA TAXA BÁSICA DE JUROS






04/12/2014

Selic tem segunda alta seguida para conter avanço da inflação e atinge 11,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom), por unanimidade,aumentou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano, na reunião encerrada nesta quarta-feira. Foi a segunda alta seguida da taxa básica de economia. No fim de outubro, a taxa tinha sido reajustada em 0,25 ponto.

Por meio de comunicado, o Copom informou que o ajuste monetário é adotado para conter a inflação, mas adiantou que pretende ser cauteloso com os juros. “Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia”, destacou o texto. A taxa está no maior nível desde meados de outubro de 2011, quando estava em 12% ao ano.

Em agosto daquele ano, a taxa Selic passou a ser reduzida sucessivamente pelo Copom até atingir 7,25% ao ano em outubro de 2012 - o menor patamar da história. A Selic foi mantida nesse nível até abril de 2013, quando o Copom iniciou novo ciclo de alta nos juros básicos para conter a inflação.

Fonte: CNseg