PSA compra Opel da GM, em acordo avaliado em 2,2 bi de euros






06/03/2017

Com o negócio, dona da Peugeot e da Citroën supera a Renault ao se tornar a 2ª maior fabricante de veículos da Europa em vendas.

O grupo PSA, fabricante de veículos Peugeot e Citroën, acertou a compra da marca Opel da General Motors, em um acordo que avalia a marca em 2,2 bilhões de euros (cerca de R$ 7 bilhões). O negócio foi confirmado nesta segunda-feira (7), em Paris.

Com a compra da Opel, a PSA supera a Renault e se torna a segunda maior fabricante de veículos da Europa em vendas, com uma participação de mercado de 16%. A Volkswagen tem 24%.

A PSA afirmou que vai recuperar os negócios da Opel e da marca britânica Vauxhall, e definiu meta de margem operacional de 2% dentro de 3 anos e de 6% até 2026. O plano envolve 1,7 bilhão de euros em cortes de custos conjuntos.

Na Europa, a Opel é responsável pela produção de modelos como Astra, Corsa, Meriva e Zafira, todos atualizados em relação aos que eram vendidos no Brasil e já saíram de linha. Além disso, a marca tem versões europeias de modelos Chevrolet, como o Mokka, que é o SUV Tracker, e, futuramente, o Ampera-e, que é o elétrico compacto Bolt.

Além da Chevrolet, a GM possui outras marcas no mundo, como Buick, Cadillac e GMC, além de parcerias com montadoras chinesas.

Fonte: Portal G1