Novos conselheiros tomam posse no CNJ e CNMP






28/08/2013

Novos conselheiros tomam posse no CNJ e CNMP

O Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público empossaram, nesta terça-feira (27/8), seus novos integrantes. O presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, deu posse a sete novos integrantes do conselho, e no CNMP, foram empossados dois novos membros: Leonardo de Farias Duarte e Walter de Agra Júnior.

Em seu discurso, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que a renovação do CNJ é importante, pois permite o surgimento de um colegiado diversificado e com representatividade. Ele comentou ainda que, pela primeira vez, o conselho terá quatro mulheres em seus quadros — as outras são a ministra Maria Cristina Peduzzi e a conselheira Gisela Gondim.

A cerimônia, que marcou também a recondução do promotor de Justiça Gilberto Valente Martins ao cargo de conselheiro, foi acompanhada pelo vice-presidente Michel Temer, que representava a presidente Dilma Rousseff. Para ele, o CNJ representa a transparência na administração pública, reunindo todos os elementos necessários para a administração do Judiciário

CNMP

No CNMP, tomaram posse o juiz estadual Leonardo de Farias Duarte, representante do Supremo Tribunal Federal, e o advogado Walter de Agra Júnior, que passa a ocupar uma das duas vagas da Ordem dos Advogados do Brasil. A procuradora-geral da República Helenita Caiado de Acioli, presidente do CNMP, afirmou em seu discurso que a composição heterogênea é uma das riquezas do órgão.

Após dizer que o CNMP também é responsável pela integração e aperfeiçoamento do Ministério Público, ela explicou que um dos desafios da atual composição é ampliar a estruturação e, consequentemente, os resultados alcançados. A cerimônia foi acompanhada por Joaquim Barbosa e vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, que representava o presidente Marcus Vinícius Coêlho.

Com informações das Assessorias de Imprensa do CNJ e do CNMP.