SUSEP lança relatório GUIA DO MERCADO SUPERVISIONADO






02/10/2013

SUSEP lança relatório GUIA DO MERCADO SUPERVISIONADO

Objetivo é fornecer novos subsídios aos mercados e ao público em geral

Com o objetivo de fornecer novos subsídios aos mercados supervisionados e ao público em geral, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) passará a emitir, trimestralmente, relatório que possibilitem maior entendimento das operações, volume de receitas, reservas técnicas e resultados. A base destas informações será as estatísticas obtidas a partir da consolidação dos dados encaminhados à autarquia pelas companhias supervisionadas, por meio do sistema FIPSUSEP ou do envio de arquivos em atendimento à Circular nº 360/2008.
 
Nesta primeira versão, serão apresentados, em formato tabular e gráfico, dados históricos de receitas e provisões técnicas, evolução de índices de sinistralidade e despesas. Também constam padrões de concentração do mercado por empresas ou grupos econômicos, e distribuição do volume de receitas entre os principais ramos de seguros, enfatizando as mudanças de perfil ocorridas ao longo do período analisado. Foi destinado ainda um capítulo para avaliação do desempenho dos mercados supervisionados no 1º semestre de 2013, comparando o crescimento de cada segmento com a respectiva média histórica.
 
O último capítulo trata da aplicação de técnicas de séries temporais e modelos estatísticos para análise do comportamento dos principais segmentos do mercado de seguros, incluindo a realização de previsões para o período subsequente. Os modelos adotados serão posteriormente reavaliados em função dos resultados obtidos, possibilitando o aperfeiçoamento da modelagem por meio da modificação dos parâmetros ou até mesmo pela completa substituição do modelo, com a utilização de outra técnica mais aderente à série histórica.
 
O relatório terá ênfase sempre o desempenho no último período decorrido e identificando eventuais desvios em relação aos valores projetados. Para as próximas versões, será utilizada maior segmentação para o mercado de seguros, incorporando estudos de correlação de determinados segmentos com setores específicos da atividade econômica. Além disso, os estudos de modelagem de séries temporais serão estendidos às operações de previdência e capitalização.

Fonte: SUSEP